segunda-feira, 2 de abril de 2012

Parabéns Escola M. Dom Fernando Gomes dos Santos! 15 anos!

       No dia 04 de abril de 1997, foi inaugurada a Escola Municipal Dom Fernando Gomes dos Santos, sendo a primeira diretora a profª. Maria Genoveva Teixeira (1997 a 2002) e a primeira secretária Edinalva de Oliveira Paiva. Então com um único pavilhão, obedecendo, já na época ao Projeto de Escola Padrão da Prefeitura de Goiânia. Contava, então, com quatro salas de aula, cozinha, depósito, salas de secretaria, direção e coordenação, além dos banheiros. O terreno, muito grande, estendia-se até as proximidades do córrego Taquaral.
     Durante o ano de 1998, o espaço destinado ao PRONAICA, hoje Escola Municipal Eli Brasiliense, funcionou como extensão da Escola Municipal Dom Fernando Gomes dos Santos com cinco salas de aula no matutino e cinco no vespertino.
     Em junho de 1998, foi inaugurada uma ampliação com o segundo pavilhão, sendo mais cinco salas de aula e sala de professores. Nessa época, na parte de trás do terreno, mais baixa, úmida e próxima da água foi implantada uma horta comunitária administrada e cuidada por pessoas da comunidade que recebiam apoio de órgãos da Prefeitura, na forma de sementes, insumos e ferramentas. As pessoas responsáveis pela horta, durante bom tempo, contribuíram com o enriquecimento da merenda escolar e usufruíram de sua produção, seja favorecendo a alimentação de suas famílias, seja doando para os vizinhos, ou vendendo a preço de custo. Com a existência dessa horta, o terreno era mantido em razoáveis condições de limpeza e segurança. Nessa época existia uma área da horta reservada para a Escola, onde os professores podiam realizar aulas práticas com os alunos e estes podiam trabalhar a preparação do terreno, plantio e colheita.
    Já com nova diretora, profª. Maria Arantes da Silva Martins Correa (2003 a 2008) e, a partir de 2006, nova secretária, Maria Aparecida Nunes, passou por uma reforma entre os anos de 2003 e 2004, com a aplicação de azulejos nas salas de aula, troca de quadros, melhorias gerais, etc. Por meio de projetos e aportes da Prefeitura de Goiânia e do MEC, foi instalada, primeiro, a Sala de Leitura e, depois, o Ambiente Informatizado.
       Nessa época já se falava em melhorar o Parque Taquaral, mas não havia estrutura nem projeto arquitetônico e paisagístico. Somente após o trágico e brutal assassinato da merendeira Doracina, funcionária da Escola, o Projeto do Parque Taquaral tomou forma e começou a ser implantado. Mais uma vez, os alunos do Dom Fernando participaram do esforço ecológico e, em várias participações, foram os auxiliares no plantio de milhares de mudas de árvores às margens do córrego. Contribuíram dessa forma para a formação e conservação da reserva e do parque que tão bem serve, hoje, à comunidade do Residencial Goiânia Viva.
      A Unidade Educacional ganhou extensão do segundo pavilhão, com mais quatro salas de aula.
    A direção escolar conseguiu, em conjunto com lideranças do bairro e apoio da equipe do Parque Taquaral, iniciar um programa de arborização da área escolar. Pela sensibilização e pelo trabalho coletivo, foi possível contar com ajuda dos educandos, professores e muitas vezes da comunidade para o plantio de árvores no perímetro interno da Escola. O terreno muito duro e pouco permeável (muito batido) dificultou o nascimento e crescimento de muitas das mudas plantadas, mas as árvores que hoje ajudam a dar alguma sombra no pátio são remanescentes desse esforço conjunto.
       Nesse meio-tempo, a horta comunitária foi desativada, por falta de interesse na comunidade.
A atual direção, a cargo do prof. Joaquim Antonio de Paula e Silva (desde 2009) e o Conselho Escolar Grito de Alerta vem procurando deixar as instalações escolares mais bem cuidadas, com respeito a vidros quebrados, iluminação e segurança – cadeados, fechaduras, grades de ferro. Assim é que diminuíram os furtos e o manejo das salas de aula melhorou muito, com as salas fechadas nos momentos em que estão sem alunos. Também melhorou o manejo geral com chaves unificadas em várias dependências.
    Em 2010, houve a ampliação do Ambiente Informatizado, com instalação de novos equipamentos que agora perfazem 18 estações de trabalho em lugar das 10 anteriores.
      A Sala de Leitura vem sendo aparelhada com bom acervo, fornecido pelo MEC e através de aquisições realizadas pela Escola, além de assinaturas de revistas mensais de uso pedagógico.
     A Sala Multifuncional foi conferida pelo MEC e pelo NTE e está em condições de ser montada.
     O Projeto de Reforma foi detalhado durante o ano de 2009. Além da quadra poliesportiva foram acrescentadas outras necessidades. O projeto atualmente (2011) tramita sob identificação de PROCESSO Nº 41456671, em fase de LICITAÇÃO e prevê: construção de Bloco com Biblioteca, Sala de Informática e Laboratório de Ciências, Quadra Poliesportiva, Estacionamento, instalação de Alambrados, recuperação de Cômodo depredado (área da antiga horta), construção de Passarelas cobertas, mudança da Entrada de Pedestres e construção de Passeio acompanhando o perímetro externo da escola.
   Os esforços atuais estão direcionados para a melhoria da parte pedagógica da Instituição, isto é a otimização constante do processo ensino-aprendizagem. De um lado, atua-se na melhoria do ensino, privilegiando as experiências e processos bem sucedidos, bem como dando tranqüilidade de trabalho para o corpo docente. De outro, procurando melhorar a relação escola-educando, no sentido de criar uma interação de confiança e bem motivada. Nesse sentido, melhora o comportamento e o interesse em sala de aula, melhora o desempenho dos professores e, hoje, inclusive, os alunos são parte ativa no processo de cobrança na execução do projeto de reforma, através de movimentos, abaixo-assinados etc.
     O IDEB da Instituição melhorou para 4,6 nas séries iniciais (valor de 2009, contra 3,8 em 2007) e 3,4 nas séries finais (2009, primeira avaliação).


Projetos Institucionalizados


  • Projeto mestre: Consciência Política: direitos e deveres
  • Outros projetos: Aniversário da Instituição (04/04); Festas da Família; Prova Brasil; Consciência Cidadã; Prevenção à Dengue; Jogos Educacionais e Interclasses; Hino Nacional, Educação para o Trânsito, Grafite, Anti-bullying, Inclusão, Coleta Seletiva, Educação Ambiental e Visitação da Vila Ambiental, Anti-pedofilia, Não às Drogas sim à Paz, EPAZ, Atendimentos individualizados ou em pequenos grupos e Atendimento a Educandos com Necessidades Especiais na Sala Multifuncional.


Além desses a Escola está inserida no Programa Mais Educação, com atendimento de 60 educandos em cada turno, na perspectiva de uma Escola Integral.

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